PRÉMIO DE CINEMA para FILMES SOBRE ARTE - PORTUGAL 2013

FILM AWARD for FILMS ON ART - PORTUGAL 2013

Call for Entries 2014 - português

Call for Entries 2014 - English

Regulations

Online Entry Form

Contact

2008 program

2009 program

2010 program

2011 program

2012 program

2013 program

2014 program

List of all films presented

Awarded Films

Press

Press informations 2014

--> Festival Temps D'Images 2014



Festival Temps D'Images
Prémios de Cinema para
FILMES SOBRE ARTE
22 - 26 Novembro 2013

Comunicado de imprensa

Este ano foram propostos cerca de 210 filmes na competição internacional anual para FILMES SOBRE ARTE e artistas de diferentes países do mundo inteiro. Serão apresentadas 34 curtas e longas-metragens, das quais 9 são portuguesas.

Os filmes serão mostrados no Auditório Aurélio Quintanilha do Museu Nacional de História Natural e da Ciência e serão apresentados por diversos realizadores nacionais e internacionais, durante cinco dias, de 22 a 26 de Novembro. Entrada livre.

De entre outros, os filmes portugueses são "O Encontro/The Rendez-Vous" de Rita Caldeira sobre o escritor Fernando Guilherme Azevedo, "Enxoval" de Pedro Macedo com Joana Vaconcelos e as noivas de Nisa, um film de Rui Simões sobre o artista António Ole, "A Luz Da Terra Antiga" de Luís Oliveira Santos sobre os fotógrafos Orlando Ribeiro e Duarte Belo.

O programa mostra músicos reconhecidos internacionalmente tais como John Cage em "John Cage - Journeys in Sound" de Allan Miller e Paul Smaczny (Alemanha) e Alvin Lucier em "No Ideas But In Things" de Viola Rusche e Hauker Harder (Alemanha), os lendários músicos de Tambourx Du Bronx no filme "A Barrel Of Laugh" de Arnaud Lalanne (França) ou sobre Goema em "Mama Goema: The Cape Town Beat In Five Movements" - uma viagem musical pelo coração da Cidade do Cabo.

Podem ser vistos Artistas Visuais tais como a pintora Fabienne Verdier de Canada que pinta a partir da filosofia e as práticas dos mestres taoistas com quem ela estudou durante dez anos, em "Fabienne Verdier - Peindre L'Instant" de Mark Videl (França), ou uma das pioneiras do vídeo e da performance art, Joan Jonas, in "Joan Jonas Reanimation" de Rima Yamazake (EUA), ou um espiritual e intuitivo artista das Bahamas no filme "Amos Ferguson - Match Me If You Can" de Karen Arthur (Bahamas) e famosas artistas contemporâneos da Índia, in "To Let The World In" de Avijit Mukul Kishore (Índia), entre outros.

A literatura está representada no filme "Water Marked" de Rax Rinnekangas (Finlândia) em que um fotógrafo nórdico meio judeu chega a Veneza, em Itália, no inverno, para encontrar a beleza do “Outra Leningrado” de Joseph Brodsky, poeta russo, premiado com o Nobel - um filme sobre artes, a vida e os horrores da realidade humana. Friedrich Glauser, legionário estrangeiro, dadaísta, escritor e viciado em morfina, faz um balanço da sua vida arruinada em "Glauser" de Christoph Kühn (Suiça) e a escritora Dorit Weisman lê o seu poema num lugar que é uma metáfora para o poder da vida e do poder para a auto-cura.

Os cinéfilos irão conhecer o realizador russo Victor Kossakovsky durante as filmagens de seu último filme em "Where The Condors Fly" de Carlos Klein (Chile/Alemanha/Suiçå) - como uma matrioska, ele conta a história de um cineasta que faz um filme sobre outro cineasta que é ele próprio a fazer um filme. Tambem encontramos Duane Michals, um jovem de quase 80 anos de idade e acima de tudo um dos Mestres Americanos da Fotografia. Em "Duane Michals - The Man Who Invented Himself", fala-se sobre a fragilidade e a força, a seriedade e humor, através de temas como o amor, desejo, morte e imortalidade.

Além disso, o programa de cinema fala sobre dança em "Virtuosi" criado pelo premiado coreógrafo e pela cineasta Sue Healey (Austrália, Nova-Zêlandia), com música do famoso músico de jázz neo-zelandês Mike Nock. É um documentário sobre a vontade de ser artista e a natureza do virtuosismo na dança;

fala sobre arte urbana e práticas artístas especiais como em "Silent Visitors" de Yeroen van der Stock (Bélgica), um retrato das pessoas apaixonados por Haikyo - ‘ruínas contemporâneas‘ no Japão;

fala sobre vida artística, dúvidas, criação e fracasso, em "Made You Look" de Sigal Yona (Ísrael), "Erkate Darpasner" (Portões de Aço) de Armen Khachatryan (Armenia), ou "Voyage in Time" de Tung-Yen Chou (Taiwan, R.O.C.) – todos eles são filmes arrebatandos e densos.

Por último mas não menos importante é apresentado um filme sobre a pintura “Guernica” de Picasso em "Las Variaciones Guernica", que é a imagem de um ataque desproporcional contra civis desarmados para desmoralizar e subjugar toda uma população. Uma leitura actual da pintura tem que considerar: a intuição de Picasso ao adivinhar que esta acção, este ponto de viragem, marcou o início do terror, ainda hoje utilizado contra os civis.

Os prémios para o melhor filme, melhor filme português, o filme que mostra a importância da arte na sociedade de forma mais original e as duas menções honrosas serão atribuídos pelos membros do júri: o realizador Luís Alves de Matos (Lisboa) e por seis estudantes de arte/filme.

O programa do festival de cinema é dirigido e programado por artísta e realizadora Rajele Jain (Lisboa).

Entrada livre.

Para mais informações sobre a competição internacional de FILMES sobre ARTE : www.films-on-art-portugal.org e o catálogo

Informações sobre o Festival Temps D'Images: www.tempsdimages-portugal.com

 

 

DOWNLOAD high resolution images:

Imagem do filme "No Ideas But In Things", a mostrar Alvin Lucier

--> download

Imagem do filme "Enxoval"

--> download

Imagem do filme "António Ole"

--> download

Imagem do filme "Duane Michals"

--> download

Imagem do filme "Where The Condors Fly"

--> download

Imagem do filme "Fabienne Verdier"

--> download